Como Growth Marketing e Personalização ajudam a alavancar as vendas

por Redação Beonly
12 de agosto de 2020

Com a transformação digital, os consumidores tornaram-se bem mais exigentes e volúveis. Afinal de contas, a facilidade de alternar instantaneamente entre uma loja e outra trouxe bastante autonomia para os clientes, além de uma grande variedade de opções nas suas jornadas de compra. Essa nova realidade obriga o e-commerce a aprimorar a experiência do usuário de forma ininterrupta, o que também exige o acompanhamento constante de resultados. Nesse contexto, o Growth Marketing aplicado com a Personalização pode ser a melhor estratégia para engajar e vender mais, de forma rápida e sustentável.

Antes de mostrar como isso pode ser feito, explicamos primeiro os conceitos e a forma como Growth Marketing e Personalização são aplicados.

O que é Growth Marketing?

O Growth Marketing é uma estratégia de marketing inovadora, centrada no consumidor e na experimentação, que procura ir além da simples aquisição de clientes e do aumento de vendas. O Growth Marketing busca atrair e reter os consumidores, tornando-os mais engajados e fiéis às marcas e empresas.

O objetivo do Growth Marketing é garantir um crescimento acelerado, contínuo e sustentável dos negócios, identificando novas oportunidades para geração de receita recorrente, uma tarefa vital para a sustentabilidade de qualquer e-commerce a longo prazo.

Como o Growth Marketing funciona?

Diferente do marketing tradicional, que foca somente no topo do funil de vendas, o Growth Marketing mira todas as outras etapas da jornada de compra em suas estratégias, do primeiro contato do cliente com a loja, até o pós-venda.

Entre as diversas estratégias do Growth Marketing, pode-se incluir testes A/B, inbound marketing, técnicas de SEO, ferramentas como Google Trends, conteúdos virais e campanhas de e-mail, por exemplo. O objetivo é buscar formas criativas e certeiras de interagir e extrair informações sobre o consumidor, em cada etapa da jornada.

A partir daí, com a análise de dados é possível aperfeiçoar cada vez mais as abordagens, aplicando a Personalização ao Growth Marketing.

Como a Personalização funciona?

A Personalização é o processo de customizar experiências de compra para um indivíduo, ou um perfil de indivíduos (personas), com base em dados como:

  • Perfil demográfico/social;
  • Histórico de compras;
  • Geolocalização;
  • Preferências de conteúdo e canal, entre outros.

Os objetivos da Personalização podem ser engajar, reter, vender ou fidelizar, por meio de mensagens enviadas para a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa.

Growth Marketing e Personalização: uma estratégia matadora para vender mais

Como qualquer um pode imaginar, a soma dessas duas soluções é capaz de criar experiências de compra altamente impactantes e memoráveis. Esse é caminho mais eficiente para atingir alguns dos objetivos fundamentais para todo e-commerce:

  • Conduzir os leads até a conversão muito mais rápido:
  • Aumentar a receita recorrente de forma sólida:
  • Gerar mais valor para sua marca.

Mas, para que estratégias de Personalização aplicadas ao Growth Marketing tenham sucesso, antes de mais nada é preciso conhecer bem as pessoas e os estágios em que elas se encontram em suas jornadas de compra, assim como ter objetivos estratégicos claros e bem alinhados. Por exemplo:

☑️ Elevar o ticket médio

Esse talvez seja um dos principais objetivos estratégicos para a maioria dos e-commerces, e um dos pontos onde a Personalização atua mais diretamente. A Personalização pode aumentar e muito o ticket médio de cada cliente na etapa final de decisão, trazendo ofertas adicionais e produtos coerentes com o perfil de cada cliente, com a sua jornada na loja e com os itens que tem no carrinho.

Use a personalização para mostrar ao seu cliente que você entendeu quem ele é e pode ajudar com o que ele precisa. Afinal, existe maneira mais rápida de gerar receita do que vender um pouco mais para quem já está comprando de você?

☑️ Dinamizar a homepage

Muitos e-commerces não dão a devida importância à principal vitrine de suas lojas, e assim perdem uma excelente oportunidade de engajar clientes nas etapas iniciais da jornada. Com isso, também perdem visitantes que entram e saem imediatamente, gerando taxas altas de Bounce Rate, e perdem parte importante do investimento em aquisição de clientes, reduzindo o ROI dos seus investimentos.

Com a Personalização é possível dinamizar sua homepage com base em dados sobre a origem do usuário, campanhas de origem e diversas outras referências. É possível fazer a sua homepage ser diferente para cada perfil de cliente e usar a Personalização para construir um discurso certeiro que converte e fideliza mais.

☑️ Aumentar a permanência no site

Consumidores nas etapas de reconhecimento e consideração podem ser facilmente envolvidos por estratégias de Personalização para aumentar o tempo de permanência no site ou aplicativo.

As ferramentas de personalização permitem entender os interesses e o estágio de cada cliente na jornada de compra, estruturando um percurso coerente que mostra para o cliente o que ele quer ver. Quanto maior a permanência, maiores são as chances de conduzir um usuário até a conversão.

✅ Dica bônus

Esses são só alguns exemplos de objetivos estratégicos que podem ser atingidos de maneira rápida e sustentável quando Growth Marketing e Personalização são aplicados de forma conjunta.

Por isso, se você também quer personalizar todas as etapas da jornada de compra para vender mais, conheça e experimente o Beonly e saiba tudo o que fazer para alavancar suas vendas a partir da transformação da experiência do usuário.

teste